Tuesday, September 11, 2007

Portugal Templário - Vida e Obra da Ordem do Templo


Autor: Vitor Manuel Adrião

Nº págs: 604 (mais 14 de fotografias)

Formato: 150 x 230 mm /// Género: Ensaio

PVP: 27.30 € (26€ + IVA)

Qual foi, afinal, a verdadeira influência dos Cavaleiros Templários na definição do território e cultura do país que conhecemos por… Portugal? As relações de influência da Ordem de Cristo no nosso país são tema central no novo livro do historiador e filósofo Vítor Manuel Adrião. Uma obra única e de inegável valor histórico, que atravessa os séculos de Portugalidade sob o pendão da mais misteriosa e controversa organização da Idade Média…

Depois dos sucessos editoriais que foram as suas recentes obras «Lisboa Secreta» e «Quinta da Regaleira», o historiador e filósofo Vítor Manuel Adrião regressa este mês aos escaparates com “Portugal Templário”, abordando um dos seus temas mais acarinhados – a Ordem de Cristo – numa análise inédita da influência desta organização religiosa na própria definição de Portugal.

Encarando a acção dos Templários como «cimento indispensável à formação político-social e ao crescente sentido de espiritualidade e religião no nosso país», Vítor Manuel Adrião apresenta, em “Portugal Templário”, uma vasta colectânea de textos inéditos da época, relativos à presença da Ordem em solo luso. As opiniões escritas dos reis ibéricos sobre os Templários, com destaque para os de Aragão e de Portugal, ou o Louvor e a Regra de São Bernardo de Claraval, figura influente na Ordem, são apenas alguns dos documentos que constam nesta colecção, entre cartas régias, bulas papais e dezenas de depoimentos escritos por quem conheceu a organização de perto.

Num livro único no género da História Sagrada, o autor trata em detalhe temáticas como a missão espiritual e temporal do Templo, a gnose Templária, o ouro, o processo de extinção da Ordem, as relações com o Infante D. Henrique, a misteriosa figura de Preste João e ainda o património Templário em Portugal, intitulado “Jerusalém Celeste”, apresentando também uma vasta e rara colecção iconográfica ilustrativa da presença da Ordem no nosso país.

Labels: , , , ,