Wednesday, March 07, 2007

Lisboa Secreta - Capital do Quinto Império

Autor: Vitor Manuel Adrião
Nº págs: 192
Formato: 150x 230 mm /// Género: Ensaio
PVP: 19,95 € (19 € + iva)
A obra:
O mesmo autor de «Quinta da Regaleira – A Mansão Filosofal de Sintra», debruça-se sobre a História não-contada da Capital de Portugal - a Lisboa Secreta. A origem histórica e mítica, as gentes e os monumentos, as crenças e os mistérios, a evolução da cidade rumo ao cumprimento da Utopia feita V Império, promessa de Advento repetida de Bandarra a Fernando Pessoa.

Índice: Povoadores primitivos; Evolução toponímica; O Tejo sagrado; As sete colinas; O brasão olisiponense; Lisboa andrógina; 1755: a ira divina; Lisboa restaurada; Lisboa desvelada; Desvendando a simbologia oculta de Lisboa; Jardim Zoológico de Lisboa – a imitação do paraíso bíblico; Lisboa do Quinto Império.

O Autor:
Vitor Manuel Adrião nasceu em Lisboa em 26 de Novembro de 1959. Formado em História e Filosofia, antiga cadeira de Histórico-Filosóficas da F.L.L., dedica-se há mais de 25 anos à investigação histórica nas áreas da simbologia e da tradição portuguesa no período medieval, tendo coordenado vários cursos sobre a História Sagrada de Portugal, de que se destacam: curso de “História Mítica Portuguesa” em Paço de Arcos, 1986; curso de “Introdução à Portugalidade” na Academia de Letras e Artes em Cascais, 2001. Estudioso da cultura do Termo ou dos Saloios, dedicou dezenas de artigos e quatro livros ao tema, valendo-lhe louvores públicos de várias edilidades municipais, diplomas e a medalha de honra de Santo António dos Cavaleiros, por ter contribuído na aprovação do seu brasão e bandeira, o que igualmente aconteceu em Loures e em Frielas, aqui como interventor e propagador da cultura folclórica e etnográfica local, tendo recebido vários prémios e menções honrosas. Conferencista e escritor, com mais de 2000 palestras feitas, escritos centenas de artigos e cerca de 40 livros, periodicamente colabora em emissoras de rádio e de televisão, jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Autor da “História Oculta de Portugal”, editada em S. Paulo, tem uma vasta obra dedicada à Brasilidade de que se destaca a “História Secreta do Brasil, igualmente editada em S. Paulo. Como reconhecimento oficial da sua prestação cultural ao Brasil, em 2002 a Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros conferiu-lhe o título perpétuo da cadeira Histórica e Cultural certificando-o Comendador. Fundou em 1978, em Sagres, a Comunidade Teúrgica Portuguesa, instituição cultural-espiritualista que vem dirigindo desde então na linha de pensamento da antiga Sociedade Teosófica Brasileira, mas adaptada à vocação lusíada com pólo fixo em Sintra, Serra de cuja História Sagrada também é o primeiro autor português, tendo escrito “Sintra, Serra Sagrada”.

Labels: , , , , ,